terça-feira, 16 de novembro de 2010

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA


Você acredita que seu corpo está cada vez mais perdendo movimentos em relações aos anos passados?
Devemos ficar atentos, pois é exatamente isso que está acontecendo, e com o avanço tecnológico estamos reféns de maquinas que facilitam nosso trabalho, nos deixando cada vez mais acomodados, encaminhando-nos ao sedentarismo e diminuindo nosso nível de saúde.
Com a falta de movimento nosso organismo gasta menos energia, fazendo com que acumule em excesso açucares e gorduras em nossa corrente sanguínea, desenvolvendo doenças como obesidade, diabetes, colesterol.
As doenças cardíacas também terão uma enorme possibilidade de surgimento, pois aumentará a pressão arterial que poderá ocasionar um infarto agudo do miocárdio ou um AVC (acidente vascular cerebral.
Sem a prática de atividade física perderemos o controle de vários hormônios que poderão nos ajudar na redução do estresse, assimilação do açúcar, controle da ansiedade, dentre outros benefícios.
Quem pratica atividade física faz com que os sistemas do nosso organismo como: o circulatório, respiratório, muscular e endócrino (hormônios) realize suas funções corretamente, evitando que eles são se acomodem, pois prejudicará o nosso tempo de vida.
Então o que ainda está esperando pratique atividade física!

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A disciplina de Educação Física possui uma importância como qualquer outra, tem estabelecidos seus objetivos e sua importância é essencial para o desenvolvimento integral de um ser, voltado para o desenvolvimento dos aspectos motores e cognitivo, como também contribui para uma melhora em valores afetivos e sociais.
A grade curricular das escolas possui a Educação Física como uma das disciplinas e estabelece objetivos claros na formação de cidadãos, atua no movimento corporal de modo educacional e em outras vezes na forma de reeducação nos aspectos motores.
O ato motor é trabalhado com maior ênfase nas crianças que freqüentam a educação infantil até mais ou menos o ensino fundamental I equivalente ao 5º ano, possui objetivo de desenvolvimento motor que consisti no aprimoramento das habilidades motoras básicas que estabelece uma maturação e preparação do sistema nervoso central para que possa receber estímulos e constituir o aprendizado, deste modo favorecendo o desenvolvimento cognitivo.
A interação entre os alunos pode ser comparada com uma pequena sociedade onde devemos instruir nossos a alunos a viver de maneira ais agradável, fácil possível com valores como: cooperação, união e responsabilidade, que os ajudarão por toda sua vida.
Em certo momento a criança compara as aulas de Educação Física com diversão, prazer e alegria, encontram um momento onde possam manifestar movimentos, sensações emocionais e criatividade de modo que ninguém irá punir ou interferir em suas escolhas, essas crianças criará autonomia em suas escolhas contribuindo em sua auto-estima.
A Educação Física deve ser usufruída por todas as crianças, pois ajudará na formação de sua personalidade, proporcionará valores e irá desenvolver suas habilidades motoras contribuindo para o aprendizado cognitivo, ou seja, uma intervenção na formação integral da criança.