A disciplina de Educação Física possui uma importância como qualquer outra, tem estabelecidos seus objetivos e sua importância é essencial para o desenvolvimento integral de um ser, voltado para o desenvolvimento dos aspectos motores e cognitivo, como também contribui para uma melhora em valores afetivos e sociais.
A grade curricular das escolas possui a Educação Física como uma das disciplinas e estabelece objetivos claros na formação de cidadãos, atua no movimento corporal de modo educacional e em outras vezes na forma de reeducação nos aspectos motores.
O ato motor é trabalhado com maior ênfase nas crianças que freqüentam a educação infantil até mais ou menos o ensino fundamental I equivalente ao 5º ano, possui objetivo de desenvolvimento motor que consisti no aprimoramento das habilidades motoras básicas que estabelece uma maturação e preparação do sistema nervoso central para que possa receber estímulos e constituir o aprendizado, deste modo favorecendo o desenvolvimento cognitivo.
A interação entre os alunos pode ser comparada com uma pequena sociedade onde devemos instruir nossos a alunos a viver de maneira ais agradável, fácil possível com valores como: cooperação, união e responsabilidade, que os ajudarão por toda sua vida.
Em certo momento a criança compara as aulas de Educação Física com diversão, prazer e alegria, encontram um momento onde possam manifestar movimentos, sensações emocionais e criatividade de modo que ninguém irá punir ou interferir em suas escolhas, essas crianças criará autonomia em suas escolhas contribuindo em sua auto-estima.
A Educação Física deve ser usufruída por todas as crianças, pois ajudará na formação de sua personalidade, proporcionará valores e irá desenvolver suas habilidades motoras contribuindo para o aprendizado cognitivo, ou seja, uma intervenção na formação integral da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário