terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Desenvolvimento Motor Contribuindo No Aprendizado das Crianças


As crianças precisão ter o controle de seu corpo
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais de educação física 1998. “O envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno” (BRASIL, 1998, p. 23). Contudo a função da educação física é de contribuir para todos os processos em que garante o desenvolvimento integral do aluno.
Para que as crianças se desenvolvam no aspecto da aprendizagem através da cognição os processos que facilitem a conceituação e a busca em resolver situações, os fatores emocionais englobados pela ação na expressão do homem, ou seja, algo que nos atinge/afeta e para que as crianças tenham um desenvolvimento integral necessita dessas intervenções e analisando o ato motor nos deparamos em algo fabuloso o alicerce da construção do ser integral na criança, o desenvolvimento motor proporciona o domínio em manipular o mundo e dele conceituar de forma real tudo que nele e com ele o corpo interage, fazendo com que a criança crie autonomia e destreza em suas ações facilitando todos os demais processos de formação integral dos estudantes.
A criança de pular em um locar de terminado e equilibrar-se
Perante análise e observação das crianças da E. M. G. S. D., há uma quantidade significativa de alunos com dificuldades de aprendizado nas séries iniciais do ensino fundamental, através de diagnóstico pode se observar que as mesmas crianças que apresentavam dificuldades no aprendizado também possuem atraso nas habilidades motoras e com isso dificultando ainda mais o processo de alfabetização e ensino aprendizagem, e de modo preventivo ter um olhar diferenciado voltado para a educação infantil.
A escola necessita de um profissional de Educação Física, com método de trabalho e objetivos específicos que venham a sanar as dificuldades no desenvolvimento motor dos alunos que integram a criança efetivamente.

Os benefícios da Gincana na fase escolar


Gincana Interativa
A necessidade e importância de eventos, que motivem a permanência dos alunos na escola de forma agradável e prazerosa. Contribuindo assim com os inúmeros benefícios a saúde física e mental. Contudo proporcionar aos alunos momentos de recreação, através de atividades motivadoras que incentivem o trabalho em equipe, o respeito mútuo, através da gincana.
Desenvolver nas crianças a capacidade de organizar estratégias, a fim de potencializar o raciocínio lógico e cognitivo, desenvolver a socialização, despertar e incentivar: prazeres, bem-estar, emoções, conforto. Resultando em uma vida momentos valorosos.