segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O QUE É GINÁSTICA LABORAL?

Slide 2

A GL consiste em exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho desenvolvido de forma lúdica através de atividades de alongamentos, fortalecimento articulares e musculares, atuando de forma preventiva.

l      L.E.R. – Lesões por Esforços Repetitivos sintomas dados a dores que compõe-se de tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros.
l      D.O.R.T. – Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho, relacionado a lesões por traumas cumulativos resultando em dificuldade de movimentação da musculatura e a execução de esforços rápidos e constante.


Estágios de evolução da L.E.R./D.O.R.T.


l      GRAU I – Sensações de desconforto nos locais afetados, não interferindo no desempenho do trabalho. Não apresenta irradiação de dor e a melhora o corre com o repouso.
l      GRAU II – A dor é mais crônica e apresenta manifestação na jornada de trabalho. Permitindo as funções laborais, mas com uma sugestiva redução na produtividade. Já o processo de recuperação, em geral, é mais demorada.
l      GRAU III – A dor se torna mais freqüente e mais definida, podendo no estado de repouso a dor ser intensa. As conseqüência mais prevista é a perda da força muscular. Se mantem a queda da produtividade, podendo até impossibilitar o funcionário em exercer suas funções laborais.
l      GRAU IV – A dor se permanece muito forte, intensa e freqüente. A dor se erradia a todo membro afetado, havendo a perda da força muscular e até a perda dos movimentos onde a dor se faz presente. Sendo possível a invalidez.


OBJETIVO ESPECÍFICO


l      Aumentar a produtividade dos funcionários;
l      Prevenir  os funcionários das lesões (L.E.R./D.O.R.T.);
l      Desempenhar atividades lúdicas onde há um diferencial na prática da ginástica laboral;
l      Proporcionar um bom desempenho físicos, psicológicos e social.


BENEFÍCIOS DA GINASTICA LABORAL


Fatores psicológicos


l      Estímulos no equilíbrio psicológico e social fortalecendo a sua auto-estima;
l      Combater doenças, como estresse, sedentarismo, depressão, ansiedade;
l      Favorece uma melhor interação proporcionando uma melhor trabalho em equipe e incentivando-os ao processo de inclusão.


Fatores fisiológico


l      Fortalecimento osteoarticulares;
l      Diminuições das lesões de esforços repetitivos;
l      Uma melhora na flexibilidade;
l      Melhora a eficiência na utilização das estruturas osteo-mio-articular, assim reduzindo o gasto de energia.

Caminhada Educativa


É difícil falarmos de saúde ou qualidade de vida, tema esse muito abrangente e fundamental para o ser humano, e hoje vemos muitas pessoas se perguntando e até mesmo trocando informações sobre como manterem-se no peso ideal, outras já fazem dietas “milagrosas” e ficam às vezes dias sem se alimentar em busca de remediar algo não prevenido. A sociedade em geral possui duvida em vários outros aspectos relacionados à sua própria saúde e até mesmo como prevenir as doenças.
Caminhada Educativa
O que é mais preocupante é observar as crianças sofrendo com obesidade e começando uma vida sedentária, é preciso combater com urgência essas patologias, pois juntamente a conscientização é preciso que as crianças sejam estimuladas com atividades diferenciadas que busca internalizar de modo prático e espontâneo, e proporcionar a eles oportunidades de futuramente terem uma vida saudável.
Alem de preconceitos e até mesmo a incapacidade física em desenvolver atividades em que toda criança tem certa facilidade em desenvolver, ocasionam desistência nas atividades físicas e acarreta danos profundos para todas as crianças com esses sintomas.
O objetivo dessa atividade é contribuir para o inicio de uma vida mais saudável e ativa, trabalhando com a prevenção de doenças. O desenvolvimento dessa atividade deve ser de maneira lúdica e recreativa, buscando através de dessa atividade atrair e instigar a pratica esportiva.
Referente à aplicação da atividade é preciso escolher o local adeguado de preferência calmo e que possui muita circulação de ar, um ambiente relaxante.
O tema englobado pela educação física trará benefícios importantíssimos no comportamento físico, psicológico e social dessas crianças e as guiará para uma direção saudável, alem de uma injeção de ânimo, bem estar e disposição tanto física quanto psicológica.