A GL consiste em exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho desenvolvido de forma lúdica através de atividades de alongamentos, fortalecimento articulares e musculares, atuando de forma preventiva.
l L.E.R. – Lesões por Esforços Repetitivos sintomas dados a dores que compõe-se de tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros.
l D.O.R.T. – Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho, relacionado a lesões por traumas cumulativos resultando em dificuldade de movimentação da musculatura e a execução de esforços rápidos e constante.
Estágios de evolução da L.E.R./D.O.R.T.
l GRAU I – Sensações de desconforto nos locais afetados, não interferindo no desempenho do trabalho. Não apresenta irradiação de dor e a melhora o corre com o repouso.
l GRAU II – A dor é mais crônica e apresenta manifestação na jornada de trabalho. Permitindo as funções laborais, mas com uma sugestiva redução na produtividade. Já o processo de recuperação, em geral, é mais demorada.
l GRAU III – A dor se torna mais freqüente e mais definida, podendo no estado de repouso a dor ser intensa. As conseqüência mais prevista é a perda da força muscular. Se mantem a queda da produtividade, podendo até impossibilitar o funcionário em exercer suas funções laborais.
l GRAU IV – A dor se permanece muito forte, intensa e freqüente. A dor se erradia a todo membro afetado, havendo a perda da força muscular e até a perda dos movimentos onde a dor se faz presente. Sendo possível a invalidez.
OBJETIVO ESPECÍFICO
l Aumentar a produtividade dos funcionários;
l Prevenir os funcionários das lesões (L.E.R./D.O.R.T.);
l Desempenhar atividades lúdicas onde há um diferencial na prática da ginástica laboral;
l Proporcionar um bom desempenho físicos, psicológicos e social.
BENEFÍCIOS DA GINASTICA LABORAL
Fatores psicológicos
l Estímulos no equilíbrio psicológico e social fortalecendo a sua auto-estima;
l Combater doenças, como estresse, sedentarismo, depressão, ansiedade;
l Favorece uma melhor interação proporcionando uma melhor trabalho em equipe e incentivando-os ao processo de inclusão.
Fatores fisiológico
l Fortalecimento osteoarticulares;
l Diminuições das lesões de esforços repetitivos;
l Uma melhora na flexibilidade;
l Melhora a eficiência na utilização das estruturas osteo-mio-articular, assim reduzindo o gasto de energia.