quinta-feira, 3 de março de 2011

CARBOIDRATOS E ATIVIDADE FÍSICA

O carboidrato é um substrato que se metaboliza nos seres humanos, sendo muito importante na dieta, tanto em nível de saúde ou para praticantes de atividade física.
O carboidrato é um nutriente com a principal função de fornecer energia em nosso organismo, e fundamental para a contração do músculo esquelético durante um exercício prolongado.
O hidrogênio e oxigênio em varias combinações formam os compostos orgânicos carboidrato podendo ser simples ou complexos. Os carboidratos simples são divididos em duas categorias, monossacarídeos e dissacarídeos conhecidos como açucares, já os carboidratos complexos são combinações de glicose que acontece a partir de três ou mais moléculas conhecida também como amidos.
A glicose é armazenada no organismo de duas formas como glicogênio muscular ou hepático e absorvido em excesso pode converter-se em acido graxos ou triglicerídeos no fígado e tecido adiposo.

O consumo de carboidratos pode ser em momentos distintos e com objetivos diferentes dentro de uma determinada atividade física, seja ela com objetivo de força ou resistência muscular.
O principal objetivo do consumo de carboidratos antes do treinamento é o aumento da reserva de glicogênio muscular, pois a redução de glicogênio é maior nas atividades de endurance, já nas atividades de força causa a fadiga pelo esforço repetitivo.
Durante o exercício é importante consumir carboidratos de rápida absorção para que possa manter os níveis glicêmicos na corrente sanguínea, principalmente em atividades de longa duração, pois os estoques tendem a diminuir significadamente.
Logo após a atividade física torna-se necessário o consumo de carboidratos, para que haja a reposição do glicogênio muscular e hepático de forma rápida e estabelecer a normalidade evitando a permanência do catabolismo.